O estranho mundo em que vivemos mas especialmente, o estranho que me sinto e o monstro em que me começo a tornar...É Horrível.

quinta-feira, setembro 15, 2005

Quase de férias

Sexta-Feira, por volta das 17.30, entro de férias e já só volto em Outubro. Volto mais velho e volto mais motivado. Bem, mais velho volto de certeza. Ontem fui sair e cometi um exagero ao ficar na rua até depois da uma da manhã. Eu sei, não é muito para uma pessoa normal mas, aí está, eu não sou normal. Habitualmente começo a sentir sono a partir das oito horas, oito horas da manha, claro. Por isso, tudo o que passe das dez da noite e esteja ainda acordado é exagero. Fui tolo mas valeu a pena. São estas tolices que valem a pena. Estas duas últimas frases foi mesmo só naquela. Fui também dar "uma mirada" ao Fórum de Viseu e aquilo está engraçado. Quando lá entramos, somos transportados para um novo mundo, parece mesmo que estamos fora de Viseu. Um amigo meu dizia mesmo "Onde é que andava esta gente toda?" a que eu respondi com a minha teoria dos casulos que, admito, pode ser considerada radical. No fundo eu defendo que estas pessoas "novas" que agora circulam no Fórum estavam fechadas em casulos durante anos e anos e apenas os abandonaram assim que este espaço foi inaugurado. Infelizmente enquanto explicava esta minha teoria ao pessoal que me acompanhava, falava em voz alta e, outras pessoas puderam escutar e gozar. Não fiquei muito chateado porque é gente que esteve fechada em casulos e, por isso, sem noção nenhuma do mundo actual e de ideias frescas. A próxima vaga virá quando o Palácio do Gelo abrir as novas instalações. Nessa altura precisaremos de muito cuidado.

quarta-feira, setembro 14, 2005

A arte do não fazer nada

O não fazer nada é uma verdadeira arte. Costumamos gozar com quem não faz nada mas, no fundo, apenas temos é inveja dessas pessoas ainda para mais se forem remuneradas para não fazer nada. É muito difícil não fazer nada, custa a aguentar e surge a necessidade de criar distracções. Contar moscas por exemplo (para esta situação é necessário que existam moscas perto pois, caso contrário a situação que já é estúpida de si ficará ainda mais estúpida). Quem não faz nada tem a tendência de reparar em coisas que se estivesse ocupada nunca iria estar a pensar nelas. Exemplos: Clips, Recados, Sigilo, Agenda, Empadão de carne e/ou peixe entre muitas outras. Reparamos também que isto do não fazer nada não é exclusivamente nosso. As pessoas que nos rodeiam também costumam passar pela mesma situação, podem é saber disfarçar bem. Mas o não fazer nada tem vantagens. Podemos ficar experientes na Internet (ajuda ter ligação à Internet) e pesquisamos qualquer coisa que precisamos. Ficamos experientes nos horários de trabalho, principalmente nos de saída. Os de entrada não são tão importantes uma vez que se não fazemos nada escusamos de chegar a horas. Damos o valor que merece ao meio dia e meio e ás cinco e meia. Mais, conseguimos acompanhar em condições o crescimento dos prédios que se conseguem ver da janela. É bonito de se ver. Já mais negativo é o facto de falarmos sozinhos com frequência (em voz alta então é horrível). Ficamos também particularmente irritados e temos vontade de bater em alguém…bem, no meu caso isso é característica própria e não depende da quantidade de trabalho. Talvez se deva ao meu mau feitio, talvez.

segunda-feira, setembro 12, 2005

Viva

Segunda-Feira, quase 11 horas. O Sporting venceu a equipa de bairro de Lisboa e assim, fizémos uma festita porque é sempre bom ganhar nem que seja contra os pequeninos. Naturalmente esta vai ser uma semana alegre, ainda para mais entro em férias para a semana e isso quer dizer que vou dormir muito, muito mesmo. Fiquei também a saber que tenho vertigens, não muitas mas tenho qualquer coisa. Torre Eiffel, está fora de questão. Qualquer coisa com mais de dois metros de altura está fora de questão. Que porcaria. Podia também ser da estrutura do prédio e do facto de ter escadas a pique e quase nada onde agarrar. É que só se vê chão, até mete impressão. Se escorregamos, só paramos cá em baixo o que, não deve ser nada bom. Uma pessoa abre os olhos e só vê chão, fecha os olhos e não vê nada o que é arriscado e aumenta em muito as probabilidades de cairmos. Bem, mas eu ainda consegui subir e descer aquilo mas certamente que haverá gente que, de certeza, parava a meio e dali não saía. Daquelas escadas em caracol em QUE SÓ SE VÊ CHÃO. Mas estes arquitectos pensam em quê? Arquitecto-" Vou fazer um prédio alto, com escadas em caracol em que se consiga ver o chão ao mesmo tempo que faço uma selecção de quem sobe porque tem tiver vertigens não consegue, é isso que vou fazer. Bem, mas antes vou bater com a cabeça numa parede até deitar aquele liquido vermelho que me está a esquecer o nome, sangue, é isso. Pau Pau Pau (som a bater na parede) Pau Pau Plogh (som da cabeça a rachar e do sangue a esguichar). São estes arquitectos que temos. Se algum dia mandar fazer uma casa vou ter em atenção a dita testa do homem/mulher para ver se tem muitas marcas. É que isto é gente que vota no Mário Soares (critica pessoal, politica e total). Bem, de resto o meu fim de semana foi razoável.

sexta-feira, setembro 09, 2005

Vem lá derby...derbi...humm?

É verdade, o grande Sporting vai defrontar o outro clube lá de Lisboa que joga de vermelho. Já sei que vou sofrer e trabalhar para o ataque cardíaco. São 90 minutos sempre, sempre a sofrer. Espero que o Peseiro não faça muitas asneiras o que, acho que já é pedir muito. Hoje de noite o Mister Peseiro, vai pegar nos seus cromos dos jogadores do Sporting e vai atirá-los ao ar. Os que cairem de cara para cima, em principio serão titulares. O único que não vai a esta sorte é o Sr. Sá Pinto, que deve ser namorado do treinador ou qualquer coisa parecida. O Sr. Sá Pinto é jogador de 20 minutos e nunca, nunca mais do que isso. Temos de aceitar quando já não podemos mais. Tem raça, tem sim senhor, tem alma, tem sim senhor, tem a mania que tem 25 anos, tem sim senhor. Com a idade que ele tem, ele tem é de ficar quieto lá num canto e não andar para ali a correr que nem um maluquinho. Eu dou um exemplo, neste momento eu seria campeão de qualquer prova de atletismo caso participasse mas, daqui a 10 anos de certeza que já só consigo a medalha de prata ou mesmo de bronze. Nessa altura, não andaria por aí a "esticar a corda", ficaria mas é satisfeito com o segundo ou terceiro lugar. Eu assumo a idade que tenho e claro, sei que este corpo de atleta não se vai manter para sempre. Tenho a perfeita noção que por volta dos 60 anos terei de acalmar e, por exemplo, em vez de correr 30 km por dia - como faço todos os dias - terei de correr apenas 20. É apenas aceitar as minhas limitações, coisa que o Sr. Sá Pinto não percebe. Mas a culpa nem é tanto dele mas sim, do Mister Peseiro que percebe tanto de futebol como eu de técnicas de poda e contraplacados. Se o Sporting for campeão esta época com o Peseiro (Pesereiro segundo o meu tio Jorge), eu começo a vida no campo.

quarta-feira, setembro 07, 2005

A confiança

Hoje vou escrever sobre a confiança. No filme homem aranha, o dito aranhiço vira-se para o director do jornal e diz: Você não confia em ninguém, ao que ele responde: - Confio no meu barbeiro. É uma passagem brilhante na minha ideia. Podia ter sido eu a escrever esta frase mas, não fui. Aliás, nunca escreveria um filme onde um homem se vestisse de aranha para salvar uma cidade do mal. Também é por isso que nunca irei ser milionário. Mas voltando à confiança, nós temos de confiar quase em tudo. Temos de confiar no nosso carro, porque pode saltar-lhe uma roda e depois vamos para uma valeta, temos de confiar nos aviões, para que quando eles lá forem em cima não caiam (eu nunca irei andar de avião), temos de confiar em comboios, porque eles podem descarrilar. Eu também confio muito nos funcionários dos restaurantes, principalmente com aqueles que podem mexer na nossa comida. Aliás, tento mesmo ser simpático com eles coisa que, me custa mesmo imenso, muito devido ao meu mau feitio. Sabem, é que eles podem cuspir lá para dentro, ou deixar cair uma coisa qualquer no chão e depois metem tudo no prato. As pessoas são capazes disto e muito mais, especialmente se estiverem zangadas. Sabemos nós lá as porcarias que já comemos, tipo aranhas e caos e essas coisas nojentas que só de pensar dá vontade de vomitar. Ás vezes a ignorância é uma bênção. Por isso é que quando as crianças nascem, vem um anjo e com o dedo nos “manda calar” e ficamos com esta marca em cima dos lábios. Dizem que quando nascemos sabemos todos os mistérios do mundo. Claramente uma fábula. Mas uma fábula engraçada que justifica esta porcaria com que ficamos para o resto da vida. Este buraco horroroso. Eu sinceramente acho que é para o ranho escorregar mas, não me vou aprofundar nesse assunto.

segunda-feira, setembro 05, 2005

Psicologia Animal...ou a falta dela!!!

Hoje está fresco, dormi pouco e tenho uma gata em casa. A gata podia ser calma, podia não arranhar, podia não estar sempre atrás dos sofás pronta a atacar, podia miar normalmente e podia não morder as mães das pessoas. Acabou o meu dormir no sofá da sala, a partir deste momento é necessário estar sempre atento. É como se tivesse um ladrão em casa, sempre com medo que ele roube alguma coisa. Acabou o passar pelas “brasas”. Ainda por cima é gata, qualquer dia aparece lá com 15 filhos. É cruel ter um quintal tão grande e ver a gata fechada em casa. Isto acontece quando as pessoas não fazem planos para as coisas. É giro ter uma gata, é giro ter uma gata quando se estuda em Coimbra e a temos de partilhar com 4 pessoas mas e depois? Depois que se lixe, depois vivemos o momento. Quem se lixa é o animal que roda e roda e não se adapta a ninguém. Não surpreende que o animal seja mau como tudo, ela arranha porque não conhece, ela arranha porque é “fixe”. Psicologia animal, nem sei se existe mas penso que daria muitos anos de estudo. Esta gata, se tivesse equivalente a humano, já seria viciada em álcool, muito devido ao “background” familiar que teve. Mães desnaturadas que pensaram no seu futuro tanto quanto eu penso em passar a ferro. Viver o agora é lindo mas, quando outros sofrem, temos de pensar melhor nas coisas que fazemos. O animal até pode vir a recuperar mas, este tempo que passou, já o perdeu. Primeiro porque passou tempo em Coimbra e, assim, teve de privar com gente de lá, segundo porque veio para Viseu e terceiro porque amanhã sabe-se lá para onde irá. Atenção, é um gato, não é um peluche giro e fofinho que se pode meter no saco e viajar. Não é a dar-lhe salmão ou avestruz ou pato ou sei lá o quê que lhe dão para comer que a compensamos. Vamos todos ajudar o gato. Para começar, não lhe recordem Coimbra. Acreditem, ela eriça quando ouve o nome…não, minto, isso sou eu.

sexta-feira, setembro 02, 2005

Novo Membro

Bem, tenho um novo membro na família. A minha prima Cristina teve uma filha e. penso, que se chama Leonor. Ainda não vi porque a estavam a lavar. Assim, vou esperar pela tarde, na hora das visitas. Não volto de manhã porque corro o risco de apanhar alguma "mãe" nua e isso não quero. Estas coisas de babys, são estranhas porque toda a gente diz que eles são muito bonitos mas, para mim, parece tudo a mesma coisa. Aliás, para falar verdade, parecem verdadeiros chouriços e, ainda por cima, estão sempre a chorar. Logo eu que prezo muito dormir, quando penso que vou passar noites em claro - se vier a ter algum - até me sinto mal. Pode ser que o meu seja calminho. E cagam, basicamente é a única coisa que eles fazem. A vida é incrível. Mudando de assunto, a minha irmã ganhou um prémio por ter sido uma das 20 melhores alunas da sua Universidade. Isto não tem nada de especial porque eu só não recebi um também porque não quis. Não gosto de recompensas. Por isso mesmo, tive notas que me permitissem concluir o curso e que, ao mesmo tempo, não me colocasse numa posição de receber qualquer prémio. O maior prémio é aquilo que aprendemos e que pudemos usar na vida. Isso vale tudo. Agora dinheiro? Sou contra isso. Para além do mais, estes prémios criam rivalidades dentro das turmas, o que torna o ambiente mau e pesado. Mais, depois fazem entrega de prémios e é mais uma despesa para a Universidade. O país assim não pode andar para a frente. As próprias universidades tornam os alunos materialistas e isso é mau, acho eu. Não tenho a certeza.

quinta-feira, setembro 01, 2005

Sporting

O Sporting acaba de perder um dos melhores jogadores que já passaram pelo clube. Só não nos podemos sentir mal porque o jogador estava emprestado e, por isso, pertencia a outro clube que, claro, o vendeu. O Sporting ganhou assim algum dinheiro com esta saída surpresa e contratou dois jogadores ao Braga. Espera-se muito do João Alves mas, sinceramente, por melhor que seja, acho que nunca chegará a apresentar a qualidade de Fábio Rochemback. Claro que Rochemback era um pouco “arruaceiro” e fica sempre na cabeça a frase “Vai tomar no cu” dirigida ao treinador depois de ter sido substituído. Os grandes jogadores não gostam de ser substituídos e, por culpa do treinador que nunca impôs respeito a ninguém, o jogador descontrolou-se. Ainda assim e visto a importância que o jogador tinha o próprio Peseiro fez dele sub-capitão de equipa. Algo está mal quando isto acontece. Ou mandavam embora um ou outro e, a julgar pelas qualidades que possuem, eu mandava embora o Peseiro. Do mal o menos, pois no final da época iríamos certamente perder o jogador a custo zero. Mesmo “gordo” espalhava a sua magia, mesmo gordo era o mais influente jogador de meio campo e mesmo gordo vai deixar saudades a todos os sportinguistas. O futuro chama-se João Alves e Wender, estou ainda desconfiado do que poderão fazer mas desejo-lhes muita sorte.