O estranho mundo em que vivemos mas especialmente, o estranho que me sinto e o monstro em que me começo a tornar...É Horrível.

terça-feira, abril 22, 2008

Artur e Madalena

Esta é história possível entre duas pessoas que podiam ter tudo e acabam por ter nada. Alguns momentos vão ficar na memória de todos outros ficam a meio e deixam a ideia que algo mais podia ter acontecido. Claro que, tudo podia ser ainda pior. Os protagonistas são o Artur e a Madalena.
Madalena é uma rapariga da aldeia, com uns olhos que fazem os corações vibrar. Nos dias de hoje há muito que abandonou este ambiente, é hoje uma mulher de cidade, com os vícios que daí surgem. No entanto, mantém o coração puro, e aquela cabeça complicada de quem vê mal e desconfiança em tudo o que a rodeia. Um passo em frente e dois atrás é, como modo de vida, perfeitamente aceitável ainda para mais, no mundo em que vivemos actualmente. Foi em Viseu que Madalena estudou e foi em Viseu que Madalena espalhou a sua simpatia e a sua beleza. Para trás deixou corações partidos, deixou Cirilo de braços cruzados, triste ao lado do seu carro artilhado. Cirilo é, na opinião deste narrador, bastante diferente de Madalena. Mas o amor não escolhe caras o amor acontece e nada tem a provar. E, foi isso que aconteceu a Artur. Artur apaixonou-se por Madalena na primeira vez que a viu e isso foi, por incrível que pareça, mau para ele. Nunca ninguém acreditou. Nem Madalena. Nem as amigas de Madalena. De Artur falaremos adiante. Mas Madalena veio para estudar e não veio de coração aberto. Porém, algo tocou Madalena, Artur não era só mais um amigo, e Madalena sentia aquele tremor na barriga que acontece quando vemos alguém que nos chama a atenção. Madalena sabia que algo se passava mas nunca fez nada que apoiasse este sentimento que acabava de nascer. Seria pelo que tinha deixado na terra, seria por cirilo, seria por não ter a certeza do que sentia por Artur? Bem, isso só mesmo ela o poderá dizer e tudo o que dissermos será apenas e só especular. Algo havia, algo a deixava nervosa mas Artur ainda hoje não sabe bem o que Madalena pensa dele, se o acha bonito, se feio, se magro, se gordo, se gostou dele, se nunca gostou, todas essas perguntas que surgem nestas alturas. Certo é que entre os dois algo existia e tudo, tudo sempre muito à distância. Raramente estiveram sozinhos mas quem os via dizia que havia algo, de fora via-se mas quem vivia a situação não sabia nada.
Artur é menino da cidade e como menino da cidade sempre teve muitas paixões, sempre teve muitos amores que não são amores. Artur nunca tinha dito amo-te a sentir mesmo a palavra até encontrar Madalena. É curioso, sempre acreditaram nos “amo-te” que Artur dizia e, na primeira vez que o diz a sério, não o levam a sério. Apesar de extremamente bonito, Artur nunca conseguiu conquistar Madalena e, se o conseguiu, nunca o soube. Lutou por ela durante anos, contra tudo e contra todos. Com ela riu-se, chorou, gritou, ofendeu, ofereceu, corou, tremeu, sonhou e nunca soube de nada. De nada. Artur ficou com essa mágoa no coração. Amou e não foi correspondido, algo que fez no passado algumas vezes a outras pessoas. A justiça vem tarde. Mas chegou. Madalena foi tudo para ele durante muito tempo e de pouco, Artur sonhou muito e imaginou ainda mais. Foi amor à primeira vista mas nunca ninguém acreditou nele. Nem os seus amigos. Quem o conhecia sabia que ele nunca tinha gostado a sério de ninguém e duvidava que agora fosse verdade. Artur brincou a vida toda com os sentimentos das pessoas e agora pagava por isso, sempre tinha sido frio e agora eram gelados para ele. Habituado a ter tudo o que queria, ficou chocado ao saber que nem sempre isso é possível, logo agora que o sentimento era verdadeiro. Logo agora. Como é que uma pessoa lhe tinha chamado tanto a atenção sem que tivesse passado tanto tempo com ela. Mas tinha e a verdade era essa. Foram fantásticos os momentos que passou com ela, apesar de poucos. Não se arrepende de nada, lutou e lutou, principalmente quando foi humilhado com as desculpas mais esfarrapadas do mundo. Mas a Madalena tudo ele perdoa, ás vezes podia demorar mais um pouco mas tudo passava e Madalena era perdoada. O trol, dizia ela quando o via. Isto foi um diálogo que podia ter acontecido entre os dois num qualquer café de Viseu.
Artur- Olá Madalena, estás linda…Esses olhos deixam-me doido.
Madalena- Cala-te seu estúpido, achas que acredito nessas coisas?
Artur- Qual é o mal? Já não se pode dizer que se acha uma pessoa bonita, que tem uns olhos lindos?
Madalena- Ó, pode mas tu não pensas isso. Estás é a gozar comigo.
Artur- Não digo mais então. Olha, achas que eu sou bonito?
Madalena- (rindo) Olha que pergunta mais parva. Pergunta à tua namorada.
Artur- Não tenho namorada e estou a perguntar a ti.
Madalena- Não há pessoas bonitas e feias no mundo…
Artur- (interrompendo) Já vi que sou feio.
Madalena- Não disse isso mas não gosto de responder a essas coisas
Artur- Mas não gostas de mim?
Madalena- Lá estás tu outra vez. Sei lá. Há coisas que não controlamos.
Artur- Mas é por ser feio?
Madalena- Pára, não podemos gostar por gostar. Essas coisas não funcionam assim. Há outras coisas.
Artur- Outras pessoas?
Madalena- E outras situações. Sei lá, eu gosto de ti mas apenas como amigo, falta o clic que eleva a relação para outro nível. Mas és muito especial para mim.
Artur- Especial são os deficientes.
E podia continuar mas seria sempre a mesma coisa. Aliás, a relação entre estes dois é um rebater do mesmo e andar sempre à volta. A perguntas estúpidas, respostas pouco objectivas. A incerteza sempre presente. Os dois são assim. Artur é muito bonito mas Madalena não acha assim e ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Artur não conquistou Madalena, e Madalena não deixou espaço no coração para este seu apaixonado. Muito se passou e nada se alterou. Nada. Esta é uma daquelas histórias que podia ter um fim muito feliz mas não, limita-se a ser uma história. Não acabou mal, acabou como sempre andou, no traço da normalidade.

1 Comments:

Anonymous clara said...

LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

9:07 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home